Micro-Momentos: O que são e como eles estão mudando o mercado

Quarta, 12 de dezembro de 2018 às 03h58, por Jéssica Torres.

Você já percebeu como o comportamento de consumo mudou, atualmente? Hoje definimos preferências e não preferências em pequenos momentos.

Os hábitos dos consumidores mudaram e o simples fato de a internet ter se tornado a principal fonte de referencia dos mesmos, é algo que deve ser observado com atenção. Por exemplo, hoje em dia 94% dos usuários de smartphones utilizam seus aparelhos, seja para resolver problemas pessoais, quanto para procurar informações sobre um determinado produto ou serviço e é esta ação que demanda a atenção do mercado atual.

Os hábitos do consumidor mudaram graças à massificação do smartphone, no mundo e no Brasil. Por aqui, a internet já ultrapassou todas as outras mídias em termo de quantidade de tempo que os brasileiros gastam por dia. Os acessos são feitos em laptops, celulares, tablets, desktops, relógios, TVs com internet e, muitas vezes, todas essas experiências ocorrem em um mesmo dia. O tempo de navegação, no entanto, tem crescido nos dispositivos móveis. Com dados coletados do Google Analytics, percebemos que, entre os meses de maio de 2014 e 2015, houve um aumento de 112% na participação do smartphone no acesso à internet, considerando as muitas sessões por dia.

De acordo com uma análise realizada pelo Google Analytics mostrou que houve um aumento de 74% nas taxas de conversão mobile, o que significa que pessoas realizaram efetivamente suas compras online. Ou seja, o público tem sido cada vez mais objetivo, o que nos obriga a otimizar a experiência do usuário em nossas páginas e sites.

Agora, decisões são tomadas por impulsos, através de uma necessidade sem hora marcada para se cessar. Vivemos na era do imediatismo onde tudo acontece ao mesmo tempo, respondemos sms, compartilhamos uma notícia no Facebook, respondemos o WhatsApp, etc.

Em meio a tudo isso, encontramos o desafio do profissional de comunicação, que é tornar o seu produto receptivo e interativo, fazendo com que a mensagem de sua marca seja compreendida e escolhida. Cada vez mais, vemos isso acontecer em pequenos momentos de engajamento digital, em que o dispositivo mais próximo é usado para resolver uma necessidade específica naquele mesmo momento. Aquilo que chamamos de micro-momentos, que são: o "momento eu quero saber", o "momento eu quero ir", o "momento eu quero fazer" e o "momento eu quero comprar". Todas as empresas que querem investir no relacionamento com seus consumidores precisam saber que esses micro-momentos são o novo campo de batalha para conquistar os corações, as mentes e a carteira dos clientes.

Inúmeros setores tem passado por grandes mudanças diante dos micro-momentos, isso porque hoje o tempo é bem mais precioso do cidadão e existem inúmeros momentos importantes durante um dia. Com isso a expectativa do consumidor se eleva de acordo com o que ele busca e vê na internet. Porque fomos treinados para buscar por marcas que nos agradem e preecham nossas necessidades.

Portanto, com os micro-momentos como carro chefe do mercado, marcas de sucesso de amanhã serão aquelas capazes de atender a essas demandas, de entender e conectar-se com seus clientes, exatamente onde eles estão nesses micro-momentos.

 

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